Perdeu ou esqueceu sua senha da Rede Wireless? Saiba como recuperar
Primeira dica é com o Windows 7, na possibilidade você ter esse sistema operacional instalado.
1 – Vá em “Central de Rede e Compartilhamento”, depois em “Gerenciar Rede Sem Fio”.
2 – Escolha a rede que quer recuperar a senha, botão direito do mouse nela, depois clique em “Propriedades”.
3 – Na guia de segurança, clique em “Mostrar Caracteres”. A opção “Chave de Segurança de Rede” disponibilizará sua senha.
Recuperando por meio da Central de Rede
Esta é uma maneira manual para a recuperação de senha, porém dificilmente ela não venha a funcionar. Primeiro, é necessário entrar na Central de Rede e Compartilhamento do Windows. Isso pode ser feito com um clique com o botão direito do mouse no ícone que representa a sua conexão Wi-Fi na Bandeja do sistema e escolha a opção “Central de Rede e Compartilhamento”.
Outra maneira de fazê-lo é digitando “central de rede” na Barra de execução do Windows e escolhendo a “Central de Rede e Compartilhamento”.
Uma nova janela é aberta e nela, é preciso clicar na alternativa “Gerenciar redes sem fio”.
Relacionados:
Agora, escolha a rede wireless que você precisa recuperar a senha. Então, clique com o botão direito do mouse sobre ela e acesse a opção “Propriedades”.
Uma nova janela é aberta e é preciso entrar na aba “Segurança”. Ali, você deve marcar a alternativa “Mostrar caracteres”. Isso faz com que a senha de sua conexão seja exibida no campo “Chave de segurança de rede”.
Prontinho! Agora você já sabe novamente qual era a senha da conexão Wi-Fi. Guarde cautelosamente esse dado e não se esqueça de desmarcar o campo “Mostrar caracteres” antes de fechar a janela.
Com o auxílio de um aplicativo
Se você não gostou do método acima ou quer testar outra maneira, também é possível recuperar a sua senha de maneira automática por meio do WirelessKeyView.
Trata-se de um aplicativo que recupera todas as senhas de uma rede Wi-Fi (WEP ou WPA/WPA2) que foram armazenadas no seu computador.
O WirelessKeyView dispensa instalação: basta executá-lo diretamente a partir do arquivo baixado. Uma das grandes vantagens do programa está no fato de que ele funciona também para o Windows XP, além das versões Vista e 7.
Logo ao abri-lo, ele automaticamente identifica as redes nas quais o seu computador está conectado e exibe a senha definida para cada uma delas.
Softwares que podem te ajudar:
Wireless Key Generator
Gerador de senhas para rede segura.
Network Stumbler a.k.a NetStumbler – Esta ferramenta para o Windows facilmente encontra o sinal Wireless difundido das redondezas, é uma fantástica aplicação. Uso-a para em casos de dificuldade de captação de sinal determinar a força e o ruído existente no sinal enviado. existem empresas que para instalar os seus hotspots recorrem a esta aplicação determinando com mais exactidão as características do terreno envolvente tendo em conta a qualidade do sinal difundido.
Kismet – Esta ferramenta vem completar a ferramenta apresentada anteriormente o NetStumbler, pois este não consegue detectar as redes Wireless que escondem o SSID. Portanto esta ferramenta além de detectar as redes difundidas de forma visível, consegue identificar quais as que estão camufladas, podendo mesmo identificar tentativas de acesso ao seu ponto Wireless.
Airsnort – Bem esta é a ferramenta que irá “cheirar” e quebrar a protecção das chaves WEP que normalmente usamos para “proteger” as nossas ligações. É muito simples de usar.
CowPatty – Pois é, mas o que descobriu tinha protecção WPA e agora? Agora pode usar o CowPatty, esta aplicação é usada para despoletar acções de arrombamento a chamada “brute force” para crackar WPA-PSK. Esta chave tem sido incentivada aos utilizadores como sendo a nova segurança WEP para segurança Wireless caseiras. O que faz esta aplicação? Simplesmente descarrega uns milhares de combinações alfanuméricas de um ficheiro dicionário tentando que umas usadas coincida e permita a autenticação
Wireshark (formerly Ethereal) – Com um sniffer, podemos monitorizar o acesso a determinados serviços de rede como por exemplo e-mail, acesso remoto (telnet, rlogin), transferência de ficheiros (FTP), etc. Permite-nos ainda identificar a existência de tráfego anormal na nossa rede. Um exemplo vulgar, é alguém mal intencionado andar pela nossa rede à procura de dados, como por exemplo passwords, para mais tarde poder usar.
Dicas:
WPA2 usa encriptação de dados AES, podemos dizer que é irrisória a possibilidade de um hacker quebrar esta cifra. Mesmo o protocolo WEP poderá encriptar os dados. Quando se encontrar num hotspot publico que geralmente não oferecem protecção para dados use aplicações de terceiros para encriptar os seus dados, mesmo se usar o messenger e derivados. Para empresas a solução é usar VPN e aplicações de terceiros para proteger os dados encriptando-os.
0 comentários: