quinta-feira, 14 de março de 2013

Sábado das dicas: Como preencher um currículo via Internet


A semana esta chegando ao fim, e agora é hora de re-organizar suas idéias, e para te ajudar segue algumas dicas.
istockphoto
Ao preencher currículos online, é preciso saber que a busca será feita através de palavras-chave.
Segundo a consultoria Robert Half, uma em cada cinco empresas brasileiras já não recebe mais documento em papel de candidatos às suas vagas. Isso porque as companhias passaram a utilizar a internet e as redes sociais como principal meio para encontrar novos colaboradores.
Nesse sentido, a procura de oportunidades na rede aumentou 43% nos últimos dois anos, de acordo com o Ibope, chegando a 13,4 milhões de usuários com o mesmo objetivo.
A mudança de hábitos de recrutamento das organizações na última década se deve à maior agilidade e à possibilidade de acesso a mais informações sobre os candidatos.
“Ninguém mais quer uma pilha de currículos em cima da mesa para analisar um a um, é mais fácil e assertivo realizar uma busca por meio de filtros para encontrar os candidatos que possuem os pré-requisitos necessários”, diz Renato Grinberg, diretor Geral do portal de empregos Trabalhando.com no Brasil.
Grinberg aconselha o candidato a pensar como o próprio selecionador: ao preencher currículos online, é preciso ter em mente que a busca será feita por meio de palavras-chave. Portanto, é preciso perguntar-se por quais palavras e informações um recrutador iniciaria essa busca.
“Se o seu objetivo é buscar uma vaga para analista de crédito, por exemplo, seja direto. Não escreva “contabilidade”, que é a área em geral, essa informação é muito vaga e você pode não atingir seu objetivo”, exemplifica o diretor.
Outra dica do importante é colocar o máximo de dados relevantes possível. “O currículo online deve conter mais informações do que faria no impresso para que a pessoa possa ser encontrada mais facilmente e tenha mais possibilidades de ‘vencer’ os filtros”.
Grinberg ainda alerta: “Se possui mais de um objetivo profissional, não faça um currículo genérico, elabore duas ou mais opções com o objetivo claro em cada um e com as informações selecionadas”.
Confira as dez dicas do diretor geral da Trabalhando.com:

Dez dicas de como montar um bom currículo online

1Complete todos os camposDeixar algum em branco pode impossibilitá-lo de aparecer em algumas pesquisas de currículos;
2Seja diretoProcure não colocar a área em que atua como objetivo profissional, mas sim o cargo ao qual deseja concorrer;
3Experiências recentes primeiroEssa informação deve vir sempre em ordem decrescente e completa, com cargo, funções e período de atuação;
4Destaque cursos relevantesRealizou um curso de especialização de pouca duração? Não tem importância, isso mostra que está em busca de conhecimento e aprimora o seu currículo;
5Língua estrangeiraSe não fala outra língua, não minta! Porém, é válido colocar se possui conhecimento básico, apenas se ele realmente existir;
6Cuidado com erros de portuguêsIsso pode desclassificar um candidato. Revise cuidadosamente e, se possível, peça para que outra pessoa colabore com você nessa tarefa;
7Destaque seus diferenciaisÉ importante saber “vender o seu peixe”. Escreva experiências pessoais relevantes ou premiações;
8Carta de apresentaçãoElabore uma opção para cada objetivo profissional, destacando-o de maneira clara e criativa;
9Mantenha seu currículo atualizadoLembre-se de atualizá-lo sempre com mudança de informações pessoais, profissionais e novos conhecimentos na área;
10Buscar um emprego já é um empregoProcurar emprego pelo computador não é sinônimo de comodismo. Dedique-se a esta atividade, estipulando horários para busca de vagas e envio de currículos.
*Fonte: Trabalhando.com
Relacionados:

0 comentários: