quinta-feira, 25 de abril de 2013

Aprenda a configurar redes sem fio

Instalando o Roteador Wireless
Roteador Wireless
Roteador Wireless
Normalmente os roteadores wireless possuem uma entrada de rede (PortaWan) e quatro saídas (Portas LAN). Na porta de entrada deve ser conectado o cabo de rede que sai do modem ADSL, e nas portas de saída os cabos dos computadores que não irão receber o sinal da Internet por meio do sinal wireless.
Relacionados:

Contrato de Suporte e Manutenção

WiGig: conexões sem fio a 7 Gbps

Perdeu ou esqueceu sua senha da Rede Wireless? Saiba como recuperar

Aprenda a configurando o Roteador Wireless TP-LINK TL-MR3420 para uso com 3G

Veja dicas para melhorar a performance de sua rede sem fio


As antenas presentes nos aparelhos são responsáveis por enviar a Internet até os computadores que possuem receptores.
Quando você liga o roteador, normalmente sua rede sem fio já está funcionando, mas está desprotegida, aberta para todos que quiserem usá-la.
Posicionamento dos aparelhos
O local no qual os aparelhos serão colocados interfere diretamente na qualidade do sinal que chega até os computadores. É preferível colocar os equipamentos em locais altos, em um ponto mais central, longe de locais que possam criar interferência no sinal.
Em locais com paredes muito grossas poderá ser necessário o uso de um repetido de sinal que, como o próprio nome sugere, recebe o sinal original e o repete com maior intensidades, garantindo que ele chegue em locais mais distantes da fonte original.
Posicione seu roteador em locais centrais.
Hora de configurar
Agora é hora de configurar a rede sem fio através do programa do roteador. Para fazer isso, você abra o seu navegador de Internet favorito e digite o endereço IP do roteador.
Normalmente o endereço é 192.168.1.1 ou 192.168.0.1, caso você digite qualquer um dos dois IPs e nada acontecer, consulte o manual de utilização do aparelho para saber qual o endereço correto.
Por padrão, o login e a senha solicitados é “admin” (sem as aspas), mas para ter certeza consulte o manual ou entre em contato com a central de atendimento do produto. Antes de continuar com as configurações é preciso ter certeza que sua placa de rede está configurada com IP dinâmico.
Acessando o “Painel de Controle” escolha a opção “Conexões de rede”. Na tela seguinte, clique com o botão direito do mouse sobre a conexão sem fio e clique em “Propriedades”. Na pequena lista de opções que surgir, selecione “Protocolo TCP/IP” e clique em “Propriedades”.
Na tela de configurações, tenha certeza que as opções “Obter endereço IPautomaticamente” e “Obter endereço dos servidores DNS automaticamente” estão selecionadas.
Configure seu IP para dinâmico.
A melhor forma de descobrir como alterar as configurações da forma correta é procurando no site Google pela marca e modelo do seu roteador. Com certeza diversos fóruns, blogs e sites que possuem dicas valiosas sobre o assunto aparecerão na busca.
PROTEÇÃO
Existem várias formas de proteger sua rede sem fio, desde sites que podem ser acessados até computadores que podem utilizar a rede. Duas configurações básicas serão abordadas: Chave de Rede e MAC Address.
Chave de Rede
Uma chave de rede nada mais é do que uma senha que o usuário deve digitar para poder acessar a rede sem fio. Existem dois tipos de chave de rede: wap ewep.
A mais indicada é a wap, pois existem atualmente programas que quebram chaves wep em menos de dois minutos. Atualmente já existe também chaveswap2.
MAC Address
MAC Address é um código através do qual as placas de rede são identificadas. É como se fosse a impressão digital, pois não existe no mundo duas placas com o mesmo código.
Como o MAC Address é único, é possível utilizá-lo a fim de garantir a segurança em sua rede, autorizando apenas determinados códigos para ter acesso à rede.
Os MAC Address são compostos por doze números, agrupados em seis duplas. As três primeiras duplas identificam o fabricante da placa, enquanto que as outras três representam o número de série da sua placa.
00005E000103
Concluindo
Cada roteador, computador e placa possuem uma forma distinta de configuração.
Por isso é complicado criar um guia passo-a-passo “genérico”. Mas, como supracitado, realizando uma pesquisa em qualquer portal de busca com a marca e modelo do seu roteador você encontra inúmeros sites e fóruns bem conceituados que ensinam nos mínimos detalhes as configurações.
Fonte: Baixaki

0 comentários: